Nova publicação.

Artigo publicado no International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE) relata os resultados de 10 anos de projeto BIP.

Resumo:
O Projeto BIP proporciona uma abordagem para o ensino de computação que se apoia no uso de um processador simples cujos conceitos são trabalhados e resgatados em várias disciplinas de Computação. O propósito inicial era reduzir o nível de abstração dos conceitos de programação introdutória a partir do entendimento de conceitos básicos de Arquitetura de Computadores, no entanto as possibilidades de utilização do BIP transcenderam seu escopo inicial e envolveram diferentes disciplinas em que iniciativas foram implementadas com sucesso. Este artigo apresenta um relato dos resultados obtidos e do impacto do projeto iniciado no ano de 2006. Os resultados ilustram como o projeto possibilitou a integração dos conteúdos
de diferentes disciplinas e como a temática fomentou a realização de projetos de extensão, projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de cursos de graduação e de mestrado.

Download:
IJCAE 2016

Referência:
VIEIRA, P. V.; RAABE, A. L. A. ; ZEFERINO, C. A. Projeto BIP: Impactos de 10 Anos de Uso de Uma Proposta Interdisciplinar de Ensino de Computação. International Journal of Computer Architecture Education, v. 5, p. 32-37, 2016.

Deixe um comentario:

place

Projeto BIP

O Projeto BIP busca contribuir para o ensino de conceitos sobre programação e funcionamento de sistemas computacionais por meio de um modelo simplificado de processador especificado segundo uma abordagem multidisciplinar e focado na facilitação do aprendizado pelos estudantes.

Contato

E-Mail: contato@bipide.com.br

© 2013 Bipide – Ambiente de Desenvolvimento Integrado para os Processadores BIP