IDE Bipide

O Projeto BIP é um projeto desenvolvido por pesquisadores da área de Computação da Universidade do Vale do Itajaí – Univali (Itajaí – SC) e envolve a participação de professores e alunos dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Engenharia de Computação e Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada.

O Projeto BIP tem por objetivo contribuir para o ensino de conceitos sobre programação e funcionamento de sistemas computacionais por meio de um modelo simplificado de processador especificado segundo uma abordagem multidisciplinar e focado na facilitação do aprendizado pelos estudantes.

Para atingir esse objetivo, foi definida uma arquitetura básica de processador denominada BIP (Basic Instruction-set Processor) e uma série processadores com suporte incremental ao ensino de diferentes conceitos de programação e de sistemas computacionais.

Essa série de processadores é denominada Famíla BIP e inclui (em 2017) quatro modelos de processador, com uso apoiado por uma ferramenta de desenvolvimento integrado, e um microcontrolador.

O diferencial do BIP em relação a processadores básicos similares reside no fato de que sua concepção considerou as necessidades de diferentes disciplinas de cursos de graduação na área de Computação, com foco inicial nas disciplinas introdutórias à programação de computadores.

O BIP tem sido adotado com sucesso no curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Univali, servindo como primeiro exemplo de processador ou como uma das arquiteturas de referência para ilustrar os conceitos abordados nessas disciplinas.

O Bipide possibilita a criação de algoritmos em Portugol e sua execução passo a passo ou de forma contínua.

A ferramenta permite visualizar o código correspondente ao programa em linguagem assembly e o estado dos componentes da organização do processador através de animações que ilustram o funcionamento interno do mesmo.

O Bipide está dividido em três módulos principais, que compreendem:

  • Programação: módulo composto por um editor destinado ao desenvolvimento de programas em linguagem Portugol e um compilador capaz de traduzir a linguagem Portugol para a linguagem de montagem dos processadores BIP; esse módulo também permite programar diretamente em assembly
  • Simulação: apresenta um simulador de arquitetura e de organização para os processadores BIP I e BIP II, o qual exibe graficamente o fluxo de execução dos programas por meio de animações; e
  • Ajuda: módulo composto por informações sobre as funcionalidades da ferramenta e informações teóricas relacionadas à arquitetura e organização dos processadores BIP.

place

Projeto BIP

O Projeto BIP busca contribuir para o ensino de conceitos sobre programação e funcionamento de sistemas computacionais por meio de um modelo simplificado de processador especificado segundo uma abordagem multidisciplinar e focado na facilitação do aprendizado pelos estudantes.

Contato

E-Mail: contato@bipide.com.br

© 2013 Bipide – Ambiente de Desenvolvimento Integrado para os Processadores BIP